Artrópodes


O que são artrópodes?

Aranhas, ácaros, lagostas, caranguejos, centopeias e insetos - três em cada quatro animais - são artrópodes ( nome para "pata articulada"). Entre essas características, estão corpos segmentados, membros articulados e exoesqueleto ( esqueleto exterior  como uma armadura sem espinha dorsal).




Aranha de Jardim 
Lycosa erythrognatha




Classificação científica


Reino: Animalia


Filo: Arthropoda


Classe: Arachnida


Ordem: Araneae


Subordem: Araneomorphae


Família: Lycosidae


Gênero: Lycosa


Espécie: Lycosa erythrognatha


Ação do veneno: Proteolítica


Sinais e sintomas precoces: Reação local discreta


Sinais e sintomas tardios: Necrose superficial ou nenhuma reação local.

 

 
Estas aranhas, também conhecidas como aranhas de jardim, de grama ou tarântula, apresentam como característica um desenho negro em forma de ponta de flecha no dorso do abdome. São aranhas errantes (vivem em solos), vivem em gramados junto às residências e não são agressivas, após descoberta sua atitude é apenas fugir de imediato. São parecidas com as aranhas armadeiras, seu único fator visual que diferencia é seu desenho.O quadro clínico devido à sua picada é em geral pouco importante e o tratamento restringe-se ao curativo local.


São encontradas em jardins como citado acima, terrenos baldios, tocos de madeira e etc.
  
HISTÓRIA




Da família Lycosidae, encontramos com o nome de Lycosa, milhares de espécies de aranhas em todo o mundo e dentre elas existem cerca de 300 subfamílias na América do Sul e mais de 120 no Brasil. As fêmeas são bem mais encorpadas do que os machos e podem atingir até uns 8 cm de tamanho, incluindo as pernas.

Como característica das fêmeas das Lycosas, observamos o costume que apresentam em carregar na extremidade do abdômen uma esfera cheia de ovos denominada de ooteca.


São popularmente conhecidas como tarântulas, e a razão deste nome se dá ao fato de haver muitas superstições e histórias inverossímeis a seu respeito. Conta-se que na Idade Média, cidade de Taranto, existia uma tarântula tão venenosa que quando picava, provocava nas pessoas acidentadas uma agitação nervosa com movimentos involuntários, crises dolorosas e risos histéricos. Dançavam então freneticamente até ficarem banhadas de suor e caírem de cansaço. Após a recuperação muitas vezes nem se lembravam do que haviam passado no dia anterior. Daí nasceu a famosa tarantela, música de origem italiana, frenética, violenta e muito ritmada, parecendo alguém que apresentasse com muita dor.


As Lycosas são aranhas bastante astutas, extrovertidas, não constroem teias, ótimas caçadoras e extremamente ágeis, podendo trepar em todos lugares menos em superfícies muito lisas. 


*Os acidentes entre nós são muito comuns, mas quase todos benignos em humanos, apesar da dor e da inflamação, verificando-se apenas pouca destruição da pele no local da picada. Além disso, as Lycosas quando descobertas quase sempre se acovardam e procuram fugir rapidamente. O animal adulto mede entre 2 a 3 cm de corpo e 5 a 6 cm de envergadura de pernas.
 


ABRIGOS
- Gramados, embaixo de folhas. Seus ninhos são construídos unindo-se folhas secas.
PREVENÇÃO  E CONTROLE

- Manter o gramado sempre podado, não acumular entulhos próximo a residências.







Veja abaixo o vídeo abaixo e saiba um pouco mais:






Aranha Armadeira
Phoneutria negriventer




Classificação científica


Reino: Animalia



Filo: Arthropoda



Classe: Arachnida



Ordem: Araneae


Subordem: Araneomorphae



Família: Ctenidae


Gênero: Phoneutria


Espécie: Phoneutria negriventer


Ação do veneno: Neurotóxica


Sinais e sintomas precocesvermelhidão,inchaço seguido de vômitos e taquecardia.


Sinais e sintomas tardios: Dor Aguda,visão turva, queda de pressão.



Identificação: Agressivas e valentes; espinhos negros implantados no corpo; coloração cinza com 2 a 3 cm de comprimento; fórmula ocular: 2 olhos na 1ª fila, 4 olhos na 2ª fila e 2 olhos na 3ª fila, implantados na cabeça. O corpo é coberto por pelos curtos, aderentes, marrons acizentados, o segmento basal da quelícera tem pelos vermelhos. No dorso do abdômen há pares de manchas claras formando uma faixa longitudinal e desta seguem filas laterias oblíquas de manchas menores. O ventre da fêmea é negro e do macho alaranjado, apresentando o macho um colorido geral mais claro, amarelado. As pernas apresentam espinhos negros implantados em manchas claras. 


O ataque: Todas as espécies são causadoras de acidentes pois ao se sentirem ameaçadas procuram picar. Assumem uma atitude típica, apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, erguendo os dois dianteiros e os papos, abrindo os ferrões, eriçando os espinhos. Acompanham o movimento do agressor procurando a defesa no ataque. São muito rápidas. 

Onde são encontradas: As estatísticas demonstram que a maioria dos acidentes ocorre dentro de casa, nos quintais, jardins (quando se removem utensílios) e, principalmente, em casas campestres e de veraneio. Escondidas dentro dos sapatos, costumam picar os dedos dos pés da vítima.Tornam-se mais ativas nos meses de acasalamento ( em São paulo: março/abril) quando podem ser encontradas inclusive dentro de casa, escondendo-se em sapatos, atrás de cortinas, no meio da roupa.

Distribuição geográfica: Ocorre em toda América do Sul. Pelo fato de abrigarem-se em cachos de bananas e são exportadas para outros países. 

Habitats: As armadeiras não constroem teias. São crepusculares e noturnas, alojando-se em locais escuros, buracos na terra ou sob a vegetação , entre folhagens de arbustos, sob troncos de árvores, no interior escuro das bainhas das folhas de coqueiros ou palmeiras derrubadas ao chão ou dentro das bainhas das bananeiras, inclusive entre os cachos de frutas. 

 Phoneutria fera


Veja abaixo o vídeo abaixo e saiba um pouco mais:

   






Aranha marrom
Loxosceles



Classificação científica

Reino: Animalia


Filo: Arthropoda


Classe: Arachnida


Ordem: Araneae

Subordem: Araneomorphae


Família: Siicaridae


Gênero: Loxosceles


Ação do venenoProteolítica e hemolítica

Sinais e sintomas precocesReação ocorre depois de 24 horas após picada

Sinais e sintomas tardios: Urina cor de "coca-cola", necrose, inchaço, náusea, insuficiência renal aguda.


 Loxosceles reclusa



IdentificaçãoÉ a menor aranha entre as mais perigosas (Corpo 7-12 mm). Por causa dos hábitos noturnos e seu tamanho, passam desapercebidas pelo homem e podem então proliferar-se extraordinariamente. Os machos têm corpo menor e pernas relativamente mais longas. O cefalotórax é baixo, isto é, não ultrapassa, em altura, o abdômen, os olhos são seis, reunidos em três pares de quelíceras são soldadas na base. Todas apresentam um colorido uniforme que varia do marrom claro até o escuro, podendo apresentar no cefalotórax um desenho amarelo em forma de estrela (L. gaucho). As fêmeas alcançam a maturidade sexual em média aos 328,5 dias e os machos em 454,7 dias. Uma fêmea pode produzir até 15 ootecas que contêm de 22 a 138 ovos. A duração de vida é de 1536 dias para as fêmeas e 696 para os machos que acasalaram. 

O ataque: Não são aranhas agressivas e a maioria dos acidentes (cerca de 80%) ocorrem dentro de casa. Elas picam quando são comprimidas contra o corpo da vítima, dentro de roupas , toalhas de banho e na cama. 

Onde são encontradas: São aranhas domiciliares que se alojam, de preferência, nos armários, roupas e sapatos velhos. Comprimidas ao corpo da vítima quando esta se vete ou calça o sapato, desferem seu ataque. As picadas atingem, com mais freqüência, os antebraços, braços e ombros, colo, nuca, rosto, tórax, ventre e, mais                                raramente, outras partes do corpo. 

Distribuição geográficaGertsh (1959 e 1967) fez uma revisão das espécies do gênero Loxosceles, que ocorrem o continente americano; citou 18 espécies para a América do Norte, Central e Antilhas e 30 para a América do Sul. 

HabitatsHabitam os climas quentes e temperados e no continente americano ocorrem cerca de 50 espécies diferentes. 

Loxosceles gaúcha 

 Veja o vídeo abaixo e saiba um pouco mais:








Viúva Negra
Latrodectus manctans




Classificação científica


Reino: Animalia


Filo: Arthropoda


Classe: Arachnida


Ordem: Araneae


Subordem: Araneomorphae


Família: Theridiidae


Gênero: Latrodectus


Espécie: Latrodectus manctus


Ação do veneno: Neurotóxico


Sinais e sintomas precoces: Dor intensa pelo corpo,calafrio,tremedeiras, suores frios.


Sinais e sintomas tardios: convulsões, retenção da urina, palpitações cardíacas.


Latrodectus manctans


Identificação: Black widow Comprimento: 12 mm (fêmea)  50 mm (fêmea). O macho é um pouco menor.  

 Onde são encontradas: EUA, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Ilha do Caribe, Jamaica, Haiti, república Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Paraguai.

O ataque: A viúva-negra tem péssima reputação e não é sem razão: sua picada é realmente perigosa. Provoca dores, cãibras e distúrbios nervosos, ou até a morte, no caso de pessoas debilitadas. Na verdade, só algumas fêmeas são grandes o bastante para serem perigosas; geralmente, elas não são agressivas e sua primeira reação ao perigo é se esconder. 

Distribuição geográfica: Existem numerosas subespécies de viúvas-negras, distribuídas pela maioria das regiões quentes. A mais venenosa delas é a do sul dos estados Unidos. São aranhas de porte médio, corpo preto-brilhante e freqüentemente com uma mancha vermelha no abdomen, que é muito grande em relação ao corpo e quase esférico.

Habitats: Fazem suas teias em lugares sombrios e frescos, o que explica a sua preferência por casas. Quando um inseto pousa em sua teia, a viúva-negra é avisada pelas vibrações dos fios. Ela corre e envolve sua vítima numa rede espessa de fios antes de aferroá-la com suas quelíceras, pinças ocas que injetam o veneno. Após o acasalamento, a fêmea devora o macho. O casulo onde os ovos são depositados é maior que o corpo da aranha. Dele saem dezenas de filhotes.

Latrodectus curacaviensis

Veja o vídeo abaixo e saiba um pouco mais:






Caranguejeira
Theraphosidae.sp




Classificação científica


Reino: Animalia


Filo: Arthropoda


Classe: Arachnida


Ordem: Araneae


Subordem: Mygalomorphae


Família: Theraphosidae


Gênero: Latrodectus


Espécie: Latrodectus manctus


Ação do veneno: Proteolítico


Sinais e sintomas precoces: Peçonha - Dor e inchaço; sua principal preocupação é seus pêlos urticantes que são liberados e provocam reação alérgica.


Sinais e sintomas tardios: Dor intensa.

 Theraphosidae blondi - Maior aranha do mundo encontrada na Amazônia.

Identificação: Diâmetro de corpo 5 cm, incluindo as pernas 18cm. cor castanha ou preta  


  
Onde são encontradas: Caça à noite e durante o dia permanece escondida debaixo de pedras ou da casca de árvores, às vezes em uma toca profunda coberta com sua própria teia e fechada com uma porta de verdade, também construída de teia misturada com poeira. A principal finalidade dessa porta é manter a toca fria e úmida mas, como qualquer boa porta é manter uma proteção contra inimigos.

O ataque: Distinguem-se de outras aranhas pelas mandíbulas retas e paralelas que causam uma mordida dolorosa. Seus sacos pulmonares são 4 ao invés dos 2 usuais. Elas capturam suas presas, caçando-as ou prendendo-as nas teias aramadas no chão. O acasalamento é no verão. Diversas dúzias de ovos são envolvidas em um casulo.

  Distribuição geográfica: Enquanto as maiores caranguejeiras são encontradas nas regiões quentes, as menores vivem ao sul e nas zonas temperadas da Europa. 

Habitats:  Tocas subterrâneas, troncos velhos, tocas debaixo de rochas.

Brachpelma smithi

Veja o vídeo abaixo e saiba um pouco mais: