Aves

Harpia (Gavião Real)
Harpia harpyja

Classificação científica
 
Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Falconiformes

Família: Accipitridae

Gênero: Harpia

Espécie: Harpia harpyja

Estado de conservação: Ameaçada em extinção.

A harpia (Harpia harpyja) é a maior e mais forte ave de rapina do nosso planeta. Para os povos indígenas, ela é a "mãe de todos os pássaros" e é reverenciada como o espírito mais valente das florestas.

Você sabe o que é uma ave de rapina?
Aves de rapina são aves carnívoras, velozes e caçadoras que capturam suas presas em vôos rasantes. Possuem bico curvo e afiado, garras fortes e visão de longo alcance. São predadoras e estão no topo da cadeia alimentar. Alguns exemplos de aves de rapina são: gaviões, falcões, corujas e águias.

Também conhecida como gavião real ou uiraçu-verdadeiro, a harpia se localiza na América do Sul e Central. No Brasil, é encontrada em regiões florestais remotas,sobretudo na Amazônia. Vive solitária ou aos pares, é uma ave difícil de ser observada. Precisa de matas preservadas e dimensões consideráveis para viver.

Apresenta uma cabeça cinzenta com um penacho bipartido formando duas pontas negras. A ave adulta apresenta um “colar” preto de penas no pescoço. Seu bico é robusto e afiado - pronto para rasgar a carne de suas presas. Possui um canto assobiado, bem audível à distância, e uma visão de alta profundidade e resolução. Suas unhas são fortes, que chegam a medir 7 cm. Com essas garras, ela consegue capturar suas presas em pleno vôo, inclusive mamíferos pesados. Caça por espreita e a predileção alimentar abrange preguiças, macacos-prego, filhotes de veado, tatus, seriemas, araras, serpentes, outros.

Por serem maiores, as fêmeas podem atingir até 105 cm de comprimento, pesam entre 7,6 e 9 Kg, possuem envergadura das asas que atingem até 2 m e capturam a caça mais pesada. Já os machos possuem, em média, 60 cm de comprimento e pesam entre 4 e 5 kg.

É uma ave monogâmica, ou seja, os casais se unem por toda a vida. Seu ninho é construído em árvores altas com pilhas de galhos, de onde ela observa tudo ao redor

A harpia vive aproximadamente 40 anos e não tem nenhum inimigo natural, pois está no topo da cadeia alimentar. Seu único predador é o homem e a destruição de seu habitat já está levando essa ave à extinção, há poucos indivíduos restantes da enorme população que já existiu. Por isso é necessária a conservação de florestas, proteção de áreas com registros de nidificação, educação ambiental, entre outros. Devemos defender e preservar essa espécie para que presentes e futuras gerações possam apreciá-la.



.
Coloca 2 ovos, mas somente um filhote sobrevive. O período de incubação dura aproximadamente 56 dias. O macho cuida do ninho quando a fêmea precisa sair para
caçar. O filhote se torna jovem e mantém um período de dependência dos adultos superior a um ano, o que faz com que os casais de harpia se reproduzam a intervalos de pelo menos dois anos. A maturidade sexual é atingida cerca de 2 a 3 anos, podendo ser estendida por um ano ou mais.





Assista e saiba um pouco mais :



Fonte: http://www.biologiaselvagem.com.br/