Anfíbios

O que são anfíbios?

O nome de origem grega significa "duas vidas", em referência ao fato de que os anfíbios nascem capazes de respirar sob a água e perdem essa habilidade ao se tornar adultos. De sangue frio, geralmente são artrópodes e põem ovos na água. São anfíbios os sapos, rãs, salamandras, tritões e gimnofionos.


Sapo Cururu
Bufo marinus


Classificação científica

Ordem: Anura

Família: Bufonidae

Nome popular: Sapo Cururu

Nome em inglês: Cane Toad

Nome científico: Bufo marinus

Distribuição geográfica: Sul do Texas (EUA), México e América Central, norte da América do Sul (Brasil, Bolívia, Equador e Peru)

Habitat: Cerrado e florestas tropicais

Hábitos alimentares: Carnívoro (alimenta-se de invertebrados e vertebrados)

Reprodução: 4.000 a 36.000 ovos por postura e os girinos nascem cerca de 10 a 16 dias depois.

Período de vida: 10 a 15 anos em ambiente natural e até 20 anos em cativeiro
O sapo cururu é o anfíbio mais comum entre a fauna brasileira, medindo entre 10 e 15 cm. Os macho possuem uma coloração amarelo-parda ou até esverdeada e são menores que as fêmeas, que, por sua vez, são de coloração marrom.

Você sabia que o sapo cururu possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça? Ele possui esse mecanismo para se defender de um possível predador, por exemplo, uma serpente. Quando ele se depara com uma cobra, ele levanta as patas, ficando mais esticado, parecendo maior, e inclina-se como se oferecesse as glândulas de veneno para que a cobra mordesse. Na maioria das vezes esse mecanismo funciona, pois mesmo que a cobra o morda, ela logo perceberá que ele tem um gosto desagradável, devido ao seu veneno e por esse motivo ela o soltará e, provavelmente não voltará a tentar se alimentar de um sapo cururu novamente.

O sapo cururu possui hábitos noturnos e terrestres. Por esse motivo é mais comum encontrá-lo se alimentando durante à noite. O sapo percebe sua presa através do movimento que ela faz e também pelo cheiro. Ele a captura com sua língua e seus olhos grandes o auxiliam a deglutir o alimento, pois quando eles se fecham ajudam a “empurrar” a presa para o estômago. Os sapos são úteis ao homem porque com seu grande apetite comem muitos vermes, lagartas e insetos nocivos de várias espécies.

Na época do acasalamento, que ocorre próximo à primavera, os sapos se deslocam até a margem de poças permanentes e/ou temporárias (lagos, pântanos). Os machos então vocalizam a fim de atrair as fêmeas e aquele que lhe agradar mais poderá copular com ela. A reprodução é externa e a fertilização dos ovos ocorre através do "abraço nupcial" (cópula) à medida que os ovos são expelidos pela fêmea. Os ovos são postos em fileiras que podem alcançar até 5 m de comprimento. Os girinos nascem entre 10 e 16 dias depois e levam de um a três meses pra se tornarem adultos. Primariamente surgem os membros posteriores e depois os anteriores, terminando com a queda da cauda.

O número de espécies de anfíbios vem diminuindo gradativamente, devido a sua alta sensibilidade à poluição da água e do ar. Dessa forma podem ser considerados excelentes indicadores biológicos de áreas degradadas. E isso seria mais um bom motivo para conservá-lo. 





Fonte: http://www.zoologico.sp.gov.br