domingo, 31 de março de 2013

Aracnídeos de importância Médica no Brasil


Possuem quatro pares de patas inseridas no cefalotórax (prossoma), que é coberto por uma carapaça quitinosa, um par de apêndices modificado em quelícera que pode ser disposta de modo paraxial ou diaxial, um par de pedipalpos que variam em forma dependendo da ordem e com funções diferenciadas, sem antenas, abdome sem divisão definida. Podem haver particularidades, como no caso das aranhas, com a presença de fiandeiras que são utilizadas para a produção de seda e os escorpiões com a presença do aguilhão no último segmento do abdome.

Os aracnídeos são classificados em: araneídeos (aranhas), escorpionídeos (escorpiões) e acarinos (ácaros e carrapatos).
Em algumas espécies os pedipalpos são estruturas presentes que servem para capturar as presas e noutras ainda como órgão da reprodução. Nos solpugídeos os pedipalpos são semelhantes às patas, fazendo parecer que têm cinco pares. As larvas dos ácaros têm apenas 6 patas - o último par só se forma na fase de ninfa.

Os aracnídeos não possuem antenas nem mandíbulas. Apresentam quelíceras ao redor da boca como estruturas envolvidas na manipulação do alimento. Possuem também ao redor da boca um par de pedipalpos, estruturas que podem ter diversas funções. As aranha e os escorpiões são basicamente carnívoros. Muitos desses predadores possuem glândulas de veneno, que utilizam para paralisar sua presa.

Os aracnídeos respiram por filotraquéias, também denominadas pulmões foliáceos, as quais possuem lamelas que aumentam a superfície de troca gasosa no indivíduo. Nas aranhas, além das filotraquéias existem as traquéias  embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea.

Os aracnídeos são dióicos e reproduzem-se por fecundação interna, e produzem ovos, de onde saem indivíduos imaturos, mas semelhantes aos progenitores (sem metamorfoses). Os pedipalpos nas aranhas, podem ser modificados nos machos possuindo bulbos se enchem de esperma funcionando como órgão copulador. Em algumas espécies de aracnídeos, por exemplo os escorpiões, também é utilizado o espermatóforo, que são “pacotes de espermatozóides”, sendo que o macho deve atrair a fêmea até o espermatóforo para que ocorra a fecundação. Nos escorpiões, a abertura genital fica ao lado dos pentes, podendo ter relação com a reprodução (percebe também estímulos sexuais); Na hora da reprodução mantêm uma certa distância por causa dos ferimentos que podem ser causados pelo aguilhão (imune ao próprio veneno); O macho do escorpião produz um espermatóforo (cápsula) e conduz a fêmea para que ela possa se fecundar (reprodução indireta); Nas aranhas, depois de nascidos, os filhotes se depositam sobre a fêmea; Pode-se ter casos de teia comunitária para os filhotes. Existem espécies de aranhas que, depois do acasalamento, o macho tem que dar de "presente" um inseto a fêmea ou será morto por ela. Após ganhar o presente a aranha fêmea enrola o inseto nas teias e o macho foge.

Aqui no Brasil existem espécies de aracnídeos que requerem muito cuidado por adquirir uma toxina prejudicial a nossa saúde. É importante detectá-las e conhecer as espécies que requerem certo cuidado pelo menos aqui no Brasil. As mais conhecidas são:
Loxosceles sp (Aranha marrom), Latrodectus mactans (Viúva negra e Viúva marrom), Phoneutria negriventer (Aranha armadeira), Lycosidae erythrognata (aranhas de jardim) e por último uma das mais temidas pelo seu tamanho porém sua toxina não é tão nociva a saúde humana, apenas seus pêlos urticantes e suas quelíceras que causam muita dor devido a picada, sendo a Teraphosidae (Aranhas caranguejeiras).

Há duas espécies de escorpiões que requerem atenção devido a seus acidentes:

Tityus bahiensis (escorpião preto) e Tityus serrulatus (escorpião amarelo)

*Apesar da aranha marrom ser uma das mais perigosas devido a sua peçonha que se espalha depois de um tempo após sua picada, a aranha armadeira é responsável por maiores acidentes de animais peçonhentos devido sua alta agressividade.

Em breve estarei postando mais detalhes de cada espécie, seus habitats, estados, modos e etc.


"Publicado por: Paulo César"

Fonte: "http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarTexto&codConteudo=5819&codModuloArea=783&chamada=acidentes-por-aranhas"

2 comentários:

  1. oi meu nome e ,maria eduarda vocês podem me ajudar por favor eu preciso muito dessa resposta e de ciências vale atividade continua pra mim ganhar ponto no boletim e provas eu imploro me AJUDEM

    ResponderExcluir